top of page

PATOLOGIA

A SEL Consultoria de Engenharia esta com sua equipe capacitada para analisar, recuperar e colocar sua edificação em plenas condições de uso após vistoriar e avaliar todos os problemas construtivos e manifestações patológicas.

Caracterização de Patologia

 

Segundo IBRACON (2005) patologia é a perda de desempenho correspondente a um produto ou componente de uma determinada estrutura. Para caracterizar um sintoma como patológico, este deverá estar alterando ou comprometendo a capacidade funcional, capacidade mecânica ou estética de uma estrutura. O comportamento da estrutura em uso faz com que o desempenho da edificação se relacione diretamente com patologia.

Situação do sistema construtivo no Brasil

 

O volume de obras no Brasil cresce de uma forma acelerada, no mesmo ritmo surgem novas tecnologias para fortalecer e melhorar o sistema construtivo das construções e consequentemente a qualidade das edificações e dos profissionais nela envolvidos.

Aumentar a velocidade na execução dos sistemas construtivos, obter maior economia e racionalização dos insumos são os objetivo dos envolvidos, contudo, apesar das evoluções tecnológicas, ainda existem muitas deficiências no que diz respeito à qualificação e capacitação técnica dos profissionais atuantes. Observa-se que alguns profissionais resistem em abordar e aplicar novas tecnologias nos sistemas construtivos das edificações, assim resultando:

- Maior incidência de vícios construtivos;

- Sistemas ineficientes;

- Redução no tempo de vida prevista em projeto;

- Entre outros problemas.

Com decorrência deste vazio dentro do setor observa-se que as edificações apresentam inúmeros tipos de patologia as quais poderão surgir em varias etapas do processo construtivo. A forma de inspecionar, avaliar e diagnosticar as manifestações patológicas esta sendo um desafio de extrema responsabilidade para os profissionais da engenharia, por ser oriunda de diferentes causas no sistema construtivo.

Origem das  manifestações patológicas

- Na fase da elaboração dos projetos;

- Na fase de execução das construções;

- Pelo uso dos materiais incompatíveis nos sistemas construtivos;

- Durante o uso da edificação.

bottom of page