top of page

INSPEÇÃO PREDIAL

A SEL Consultoria de Engenharia esta com sua equipe capacitada para analisar, avaliar e apontar todos as necessidades de manutenção que sua edificação necessita para lhe proporcionar uma boa qualidade em seu meio físico e boa saúde aos usuários.

O que é Inspeção Predial?

Podemos apresentar 3 conceitos para definir o sentido deste termo:

  • Conforme Ibape/SP:

“Análise isolada ou combinada das condições técnicas de uso e de manutenção da edificação.”

  • ABNT NBR 5674

“Avaliação do estado da edificação e de suas partes constituintes, realizada para orientar as atividades de manutenção.”

 

  • ABNT NBR 15575-1

“Verificação, através de metodologia técnica, das condições de uso e de manutenção preventiva e corretiva da edificação.”

 

Na pratica é uma avaliação com objetivo de analisar e identificar num todo o estado de uma edificação, observando todo os sistemas construtivos, a sua funcionalidade, seu desempenho, estado de conservação, as manutenções já realizadas, operações, segurança e sua vida útil.

Causas comuns:

 

  • Uma grande maioria dos intervenientes do ciclo construtivo das edificações não estão se preocupando ou dando importância para a saúde e vida útil das construções.

  • Baixa qualidade nas manutenções das edificações, ou não havendo nenhuma atividade de manutenção.

  • Alguns casos os proprietários, usuários ou gestores dos imóveis estão negligenciando ou fazendo-se não perceber das necessidades das devidas atividades preventivas,  corretivas ou reforma, para que as construções tenham o mínimo de eficiência e desempenho em sua vida útil de projeto, assim comprometendo a funcionalidade, conforto e segurança num âmbito geral aos seus usuários. 

 

Quando é elaborado, implantado e aplicado um sistema de manutenção predial  eficiente para os sistemas construtivos, é baixa a probabilidade de acontecer  um possível colapso ou deteriorações precoces  das edificações.

Podemos considerar que com a omissão das devidas Inspeções Prediais e manutenções em nossas edificações, construções, ou outras, estamos colocando em risco a saúde destas e consequentemente diminuindo a vida útil de projeto.

A inspeção Predial é apresentada de forma de laudo, tem suas normas e métodos próprios, onde é constatado as deficiências nas edificações com visão sistêmica, assim conseguindo apontar o grau de risco para cada caso em particular, em forma de lista com as devidas prioridades técnicas, com descrição das orientações ou recomendações corretivas.

A Inspeção Predial tem como  principal finalidade orientar a Manutenção, contribuindo na segurança  e no uso correto dos sistemas construtivos.

Aplicabilidade das Inspeções e suas vantagens:

  1. Auxilia na revisão de manuais de síndico e proprietários; 

  2. Preserva a garantia da construção quando aliada ao manual do síndico e proprietários para melhor orientar o condomínio na boa prática das atividades de manutenção já recomendadas pela construtora;

  3. Verifica o estado de conservação da edificação, além de informar as condições gerais da edificação, podendo ser utilizado em avaliações de imóveis, além de estudos de valorização e modernização;

  4. Informa subsídios técnicos e o “estado real” da edificação para estudos preliminares para Retrofit;

  5. Auxilia em transações imobiliárias (compra e venda de imóveis e locação), informando o estado de conservação e alertando para eventuais necessidades de reparos importantes;

  6. Auxilia na gestão condominial (síndico e administradora), quando elaborada dentro de uma periodicidade, a fim de atestar e verificar a evolução do estado de conservação do imóvel, além de auxiliar a boa manutenção;

  7. Reduz o prêmio de seguro, pois atesta o estado de conservação e manutenção etc.

 

bottom of page